ALADDIN: 15 CURIOSIDADES SOBRE O DESENHO DA DISNEY

Criado no início da década de 90, “Aladdin” é um dos desenhos mais divertidos e carismáticos da Disney e está repleto de curiosidades!

copy-logo

“Aladdin” é sem dúvidas um dos maiores clássicos da animação mundial e como nas demais produções dos estúdios Disney, o longa está cheio de detalhes e referências que acabam passando desapercebidas. Resolvi separar 15 das muitas curiosidades que o filme possui e acredito que algumas serão bem surpreendentes.

1 – Mais de um gênio.

A 1ª versão do roteiro dizia que Aladdin tinha três amigos, chamados Babkak, Omar e Kassim, além disso, teríamos também um anel mágico e dois gênios, sendo um o da lâmpada e outro o gênio do anel.

curiosidades-alladin-filme_1

2 – Aladdin não era órfão.

Também no roteiro original, Aladdin não é órfão, sua mãe deveria fazer uma aparição cantando a música “Proud of Your Boy”, porém de última hora os produtores resolveram retirar a mãe e a música do filme.

Avance até 1:42 do vídeo para escutar a música.

3 – Aladdin foi baseado em Tom Cruise.

Inicialmente o visual do protagonista seria parecido com o do ator Michael J. Fox, mas como o produtor Jeffrey Katzenberg achava que o personagem não teria tanto apelo para o público feminino, foi feita a mudança para que Aladdin se parecesse fisicamente com Tom Cruise.

curiosidades-alladin-filme_4

4 – O gênio foi baseado em Robin Willians.

Os traços do rosto do personagem foram inspirados em Robin Willians, que foi também a primeira grande celebridade a ser convocada para o elenco do filme. O ator recebeu o salário mínimo previsto pelo Sindicato dos Atores para dublar o Gênio em “Aladdin”, pedindo em troca que a Disney não usasse sua voz em produtos de merchandising com o personagem, nem que o Gênio ocupasse mais do que 25% do espaço disponível nos pôsters e no trailer do filme. A Disney não cumpriu os termos do acordo, então o ator rompeu totalmente com o estúdio. Apenas após a demissão do produtor Jeffrey Katzenberg, anos mais tarde, Williams fez as pazes com o estudio.

genio-robin-williams-675x482

5 – Inspiração para Jasmine.

O modelo da personagem Jasmine foi parcialmente inspirado na atriz Jennifer Connelly.

jennifer-connelly-wallpaper

6 – Roupas do gênio.

O chapéu do Pateta e a camisa que o Gênio usa no final do filme foram inspirados no uniforme que Robin Willians usou no curta “Back to Neverland” da Disney de 1989.

curiosidades-alladin-filme_16

7 – Applause.

Durante a seleções de cenas, ninguém da equipe aplaudiu quando as músicas acabavam. Então, como uma brincadeira, os animadores acrescentaram um luminoso “Aplausos” sobre o Gênio no final da música “Amigo como eu”.

curiosidades-alladin-filme_10

8 – Mestre do Improviso.

Robin Williams improvisou muito nos diálogos do filme. No total, foram mais de 16 horas de diálogo improvisado.

cbs-greenlights-robin-williams-pilot-two-new-dramas

9 – Aladdin rapper.

O animador Glen Keane assistiu diversos videoclipes do rapper MC Hammer para usar como referência na animação dos movimentos das calças de Aladdin.

original

10 – Disfarce.

Os criadores revelaram que o comerciante de rua que aparece no começo do filme, era na verdade o Gênio disfarçado. Muitos já desconfiavam dessa possibilidade, já que usam roupas com as mesmas cores, suas barbas são parecidas, são os únicos personagens com apenas três dedos nas mãos e ambos são dublados por Robin Williams.

curiosidades-alladin-filme_15

11 – Pega na mentira!

Sempre que Aladdin contava uma mentira, a pena em seu turbante se inclina para a frente.

curiosidades-alladin-filme_8

12 – Um rápido easter egg.

Na cena do final do filme em que Rajah volta ao seu estado normal, sua cabeça se transforma na cabeça do Mickey Mouse por uma fração de segundo.

curiosidades-alladin-filme_17

13 -Outro rápido easter egg.

Entre os brinquedos de madeira que o pai da Princesa Jasmine brinca estão alguns personagens de outros filmes de animação da Disney. Entre eles podem ser vistos a Fera, de “A Bela e a Fera” (1991); o carangueijo Sebastian, de “A Pequena Sereia” (1989); e Pinóquio, de “Pinóquio” (1940)

disney_movie_03

14 – Inspiração para o vilão.

A aparência do personagem Jafar foi inspirada na da vilã Malévola do filme “Bela Adormecida” outro clássico também da Disney.

malc3a9vola

15 – ótimos resultados.

“Aladdin” foi o filme de maior bilheteria de 1992. Foi também o primeiro filme de animação a faturar mais de US$ 200 milhões, sendo que seu orçamento foi de US$ 28 milhões.

aladdin2

Se gostaram da matéria ou se conhecem alguma outra curiosidade, compartilhem conosco! Deixem um comentário.

Aproveite e siga o Vambebe no Facebook, no Twitter e também no Google+.

Anúncios

Não poupe comentários. Fale bem ou fale mal, mostre a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s