A CARA DOS PROTESTOS: QUAL O SIGNIFICADO DA MÁSCARA?

A máscara esbranquiçada de sobrancelhas e bigodes pretos dona de uma expressão provocativa e talvez até debochada, foi adotada pelo mundo como um símbolo de lutas populares, normalmente contra um governo corrupto ou tirano. Aqui no Brasil, a máscara também tem sido muito usada pelos manifestantes, mas será que todo mundo conhece a história que a inspirou?

v-for-vendetta

Tenho visto nas ruas, na internet e em conversas, muitas pessoas falando sobre usar a máscara e também recriminando o seu uso durante as manifestações e percebo que muitos não fazem ideia da história por trás dela. Embora seu uso em manifestações populares tenha sido graças ao filme “V for Vendetta”, o ideal que ela representa nasceu muitos anos antes, para ser mais preciso, em 13 de Abril de 1570. Nesse dia nascia o homem responsável por um dos planos mais ousados criados para libertar o povo inglês, seu nome era Guy Fawkes.

guy_fawkes_portraitFawkes foi um soldado inglês, completamente insatisfeito com o rumo que a Inglaterra tomou sob o comando do Rei Jaimes I, que usufruía e esbanjava luxo com o dinheiro público enquanto o país sofria de corrupção, aumento excessivo de impostos, perseguição aos católicos e depravação. Revoltado com essas condições ele se juntou a Robert Catesby e a um grupo de católicos influentes, dessa união surgiu a “Conspiração da pólvora” na qual se pretendia assassinar o rei protestante.

Como Fawkes era especialista em explosivos, ele decidiu explodir o Parlamento Inglês no dia da sessão de inauguração, com trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio do parlamento. Onde o rei, sua família, parlamentares e aristocracia estaria reunida, enquanto os seus parceiros fariam um levante no norte da ilha e sequestrariam a princesa, para convertê-la ao catolicismo.

Porém o grupo percebeu que a explosão poderia ferir ou levar à morte diversos inocentes e defensores da causa católica, portanto enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Não se sabe ao certo se houve um delator no grupo ou se os avisos se espalharam demais, mas a informação chegou aos ouvidos do rei, que ordenou uma revista no prédio do parlamento. Encontrando Guy Fawkes preparando a pólvora.

Fawkes foi preso e se negou a fornecer informações, mas após mais de uma semana de tortura, ele cedeu e entregou o nome de oito conspiradores. Todos foram condenados à morte, foram decapitados e esquartejados. Infelizmente os ideais de liberdade de Fawkes e a sua luta por aquilo que acreditava foram esquecidos com o tempo, o que deu credibilidade a versão de Jaime I, quando disse que ao derrubar a conspiração, ele salvou a Inglaterra.

 Criou-se então uma tradição chamada “Noite das Fogueiras”, celebrada todo dia 5 de novembro na Inglaterra. Nesta noite é tradição soltar fogos de artifício, malhar e queimar em fogueiras, bonecos que representam Guy Fawkes, semelhante a tradição de malhar Judas (comum no Brasil).

vdevingançaFrente aos constantes casos de corrupções na coroa Inglesa, Fawkes começou a renascer, seu ideal de liberdade e de luta contra opressão, levantou-se novamente. Em 1982 e 1983, “V for Verdetta” foi publicado pela editora britânica Warrior, mas só em 1988, a história foi concluída por Allan Moore e David Lloyd.

A história de “V de Vingança” (Título nacional) foi criada por Moore e acontece em um passado alternativo, onde a Inglaterra é controlada por um governo fascista e totalitarista, que domina e persegue a população até que surge “V”, um Anarquista que veste uma máscara estilizada de Guy Fawkes. Ele então inicia uma elaborada e teatral campanha para derrubar o sistema e se vingar de alguns que lhe fizeram mal no passado.

A graphic novel fez tanto sucesso que rendeu um filme em 2006, dirigido por James McTeigue e produzido por Joel Silver e pelos irmãos Wachowski, que também escreveram o roteiro. O filme também foi um sucesso tanto em críticas quanto em bilheterias, mesmo com a retirada de muitos dos temas anarquistas e as referências a drogas que estavam na história original, também foi alterada sua mensagem política, afim de se tornar mais atual para um público de 2006.

03-hg

Desde então a máscara de Guy Fawkes usada pelo personagem “V”, se tornou o ícone que temos visto, tanto em protestos virtuais como nas ruas.

Inspirado em uma matéria da Superinteressante.

Aproveite e siga o Vambebe no Facebook, no Twitter e também no Google+.

Anúncios

Não poupe comentários. Fale bem ou fale mal, mostre a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s