[RESENHA] SONS OF ANARCHY: BALAS, MOTOS E “BROTHERHOOD”

A série acabou de estrear sua 7ª e última temporada e a ideia é falar um pouco sobre essa série que vem deixando os fãs de motos alucinados. Se você nunca assistiu a série, fique tranquilo! Não haverá spoiler nesse texto! :)

SOA-logo

Sinopse 

A premissa da série é bem simples. Ela acompanha Jax Teller, Vice presidente do Sons of Anarchy MC, e te mostra como é a vida de um clube “fora da lei”. Com o passar das temporadas, Jax começa a discordar de certas ações do presidente atual do SOA, Clay Morrow (Hellboy), o que o faz buscar um caminho diferente para seu clube. Jax luta para manter o clube fundado por seu pai e, ao longo do caminho, descobre coisas que mudam seu ponto de vista com o clube. Além de tentar acertar o clube, ele também deve cuidar de sua esposa e filhos.

28i28ee

Deixando as formalidades pra trás, a série é foda! Sua estreia foi em 2008, mas só resolvi assistir quando foi lançada no Netflix. Como toda série longa, SOA tem seus pontos altos e baixos, prós e contras, que, para alguns, deixa a série chata. Ao meu ver, os pontos fracos não estragam a diversão do espectador. Vamos lá!

A série começa com um milhão de informações sobre o clube. Vemos que eles tem ligação com o IRA, e que revendem as armas contrabandeadas pelo movimento. Além de negociar armas, como todo Moto Clube “fora da lei” que se preze, eles ganham dinheiro fazendo escoltas de cargas e itens roubados. Situados em Charming, CA, os Sons estão em atividade há mais de 25 anos. Nesse meio tempo, eles criaram laços em Charming e são ~adorados~ pelos locais. Logo na primeira temporada, podemos ver como funciona o esquema do clube, todos seus negócios, seus problemas internos e os problemas pessoais de cada membro do MC. Uma coisa beeeeeeem foda que os produtores fizeram, foi aprofundar os personagens ao longo das temporadas. A princípio, são só um monte de maluco que ganham dinheiro de forma ilegal. Mas, ao decorrer da série, essa opinião muda. E em certos momentos que chamo de “Violência gratuita para ajudar um amigo”, abrimos um sorriso com aquilo, mesmo sendo COMPLETAMENTE errado.

Mimimis e elogios a parte, vamos aos pontos positivos e negativos da série:

 

Pontos Positivos

494081-soa203

Como dito acima, o ponto positivo da série é a amizade, o “brotherhood”, dos integrantes do MC. Além disso, as ótimas atuações ajudam a melhorar a diversão ao longo da série. A comédia também é presente na série, ainda que sua temática seja pesada, os autores procuram adicionar uma pegada humorística sempre que possível. Personagens como Tigg, Happy e Chucky, transformam uma série de drama em algo menos agressivo e engraçado; mas não é só de comédia que a série se mantem. A cada temporada que termina, temos uma explosão de cabeça com os planos bolados pelo MC para sair das mais difíceis situações, como não ser currado pelo ATF, por exemplo. Grande parte do sucesso da série são seus personagens. Eles são responsáveis por prender o espectador e a cada episódio que termina, nós queremos ver mais. Mas não vou falar dos personagens agora, falarei de cada um mais pra frente.

Pontos Negativos

tumblr_md3u95bJXX1qi3aiio1_500

Como nada é perfeito, a série tem alguns pontos negativos, mas, como dito anteriormente, nada que atrapalhe a diversão do espectador. Falar dos pontos negativos sem soltar um pouco de spoiler é complicado, mas vou tentar fazer isso. Bom, na 4ª e na 5ª temporada, Jax se encontra com um problema famíliar ( Se quiser saber o que é, assiste a série! Não vou dar spoiler :D), o que muda o foco da série para o drama vivido por ele. Não é nada que se diga “Caralho, que merda!”, mas chega a ser chato e monótono por um tempo. Tipo The Walking Dead, mas TWD é pior. Um dos pontos positivos, pra mim, entra como ponto negativo para outras pessoas, que são os planos mirabolantes do MC para se livrar do problema, e como o plano sai SEMPRE como foi escrito no papel. Eu vi gente reclamando disso, mas, ao meu ver, “fuck ‘em!!

 

Personagens

sons_of_anarchy_promo

Os personagens de SOA são, no minimo, MUITO bem elaborados. Com o passar do tempo, vemos que cada um tem a sua história aprofundada e ao longo do tempo você se apega mais a eles. Reação parecida aconteceu em The Sopranos, da HBO. Bom, vamos aos personagens principais:

 

1 – Jackson “Jax” Teller (Charlie Hunnam)

Jax é o protagonista da série e tem como função manter o clube. Ele é o VP ( Vice presidente) do SOA MC. Jax é o tipo do cara estourado, mas inteligente. Quando ele descobre um livro escrito por seu pai, ele resolve que é hora de fazer uma mudança no caminho do clube. Nas temporadas que se seguem, vemos Jax tomando escolhas difíceis, tanto para sua vida pessoal, quanto para seu clube. Sem dar nenhum spoiler, Jax é o personagem mais irado da série!

badass-jax

2 – Clarence “Clay” Morrow ( Ron Hellboy, bitch! Pearlman)

Clay é o típico chefe de uma organização criminosa. Inteligente, dissimulado e disposto a fazer tudo para alcançar seus objetivos. Trocando em miúdos, é um grandississississississímo filho da puta! Ele é casado com Gemma, mãe de Jax. Com a morte de John Teller, pai de Jax e criador do MC, Clay virou presidente e começou a comandar desde então. Ele foi o responsável pelo aumento na demanda das armas vindas da Europa, e do aumento do rendimento $$ do grupo. Ele também é responsável pela negociação com os Mayans, gangue rival, que levou os Sons a transportarem armas e drogas para o Cartel Mexicano. Mas isso já é spoiler :)

ron-perlman-sons-of-anarchy-S4

3 – Gemma Teller-Morrow ( Katey ~milf~ Sagal)

Gemma é a “mãezona” da galera, ele é casada com Clay, presidente do MC e filho da puta, e é mãe de Jax, VP do grupo. Ela é uma personagem forte e determinada, que, assim como Clay, não mede esforços para realizar suas vontades. Ela era casada com John Teller, pai de Jax e melhor amigo de Clay, que morreu em um acidente de moto. Gemma, então, encontrou conforto nos braços de Clay e eles estão juntos desde então.

Джемма_Теллер_Морроу

4 – Robert “Bobby” Munson ( Mark Boone Jr.)

Bobby Elvis, como também é conhecido pela galera, é um cara mais responsável, mais sensato. Além de ser um badass modafucka, ele também faz cover do Elvis Presley, daí seu apelido. Com o passar das temporadas, Bobby se torna conselheiro e, assim como Jax, quer tirar o clube da ilegalidade. Por isso, ele vira responsável pelas organizações legítimas e ~familiares~ do clube.

tumblr_lrynuzCbo71qkfhppo1_500

5 – Alex “Tig” Tagger ( Kim Koates)

Tig é um dos personagens mais engraçados e malucos da série, seu desejo incontrolável por pussy o faz criar situações extremamente engraçadas, como no episódio em que eles devem procurar um corpo no hospital, e Tigg revela que sente atração por mortos. Além dessa estranha obsessão, ele também adora as croweaters, “fãs” do clube, e travestis. Sim, travestis! Tig não é só pervertido, ele também é leal ao clube. Apesar de fazer algumas merdas, ele sempre está a serviço do MC.

Sons_of_Anarchy_Tig_Kim_Coates

6 – Fillip “Chibs” Telford ( Tommy Flanagan)

Chibs é um irlandês que se juntou ao clube há muito tempo. Chibs é um dos mais leais do clube e, assim como Jax e Bobby, sabe que o MC deve sair do mercado de armas. Com o passar do tempo, vemos que seus laços com a irlanda ainda estão ativos e nos é apresentado sua mulher e filha, que pertencem a Jimmy O’Phelan, um grandississississississímo filho da puta, que é um dos chefões do IRA.

Sons-of-Anarchy-Chibs-1244

7 – Harry “Opie” Winston ( Ryan Hurst)

Opie é o melhor amigo de Jax desde a infância e é um dos mais leais à mesa. Depois de passar 5 anos na prisão, Opie havia decidido por largar o MC e a vida do crime para ficar com sua esposa e filhos, mas foi obrigado a voltar por causa de problemas com os Mayans. Com o passar da série, Opie se torna cada vez mais importante dentro do clube.

sons-of-anarchy-opie-and-chibs-at-the-2014-j-p-open-house-rally_1

8 – Piermont “Piney” Winston (William Lucking)

Winston é um dos membros originais do clube e ajudou John Teller a fazer o clube crescer. Piney é o pai de Opie e, assim como Jax, queria que o clube saísse do negócios ilegais. Piney nunca foi muito favorável a Clay assumir o grupo, sempre que possível, questionava sua liderança e sua decisão.

Sons-of-Anarchy-Piney

9 – Juan Carlos “Juice” Ortiz (Theo Rossi)

Juice é o cara “tecnológico” do MC, sempre que o grupo precisa de informações, ele as acha. Com o passar do tempo, Juice se mete em uns problemas que o ameaçam dentro do Clube, mas isso é o máximo que posso ir sem dar spoiler. Ele usa um corte de cabelo um tanto quanto duvidoso e protagoniza uma das cenas mais engraçadas da série, quando toma umas pílulas e acorda na rua, vestido de bebê.

Juice-Sons-of-Anarchy-Saison-2

10 – Happy (David LaBrava)

Happy, junto com Tig, é um dos personagens mais engraçados da série. Com um aspecto de psico, risadas durante tiroteios e paixão por desenho animado, Happy é, sem dúvida, o personagem mais curioso. No início da série ele é Nomad, divisão do SOA sem lugar fixo, mas logo recebe o patch de Redwood e se fixa em Charming. Uma curiosidade sobre Happy, é a sua tatuagem de carinhas felizes, uma pra cada morte.

soa-large-picture

11 – Dr. Tara Knowles ( Maggie Siff)

Tara é a esposa de Jax e, como ela mesma diz, “médica da máfia”. Quando um integrante toma um tiro ou é mordido por um cachorro, ela é chamada para resolver a situação. Tara começa como uma personagem que volta à Charming para trabalhar no hospital local, mas logo acaba se reconectando com o seu passado ali. Com o passar do tempo, Tara, já casada com Teller, acaba se enchendo da vida perigosa que seu marido leva e resolve fazer alguma coisa.

sons-of-anarchy-1680x1050-002

12 – Wayne Unser ( Dayton Callie)

Wayne é o típico policial corrupto de cidade pequena. Sua única vontade era ver Charming em paz, por isso, fez um trato com o SOA para que fizessem seus negócios fora da cidade e, em troca, ele daria informações confidencias para o MC. Depois de algumas temporadas, Wayne se aposenta da polícia e se torna amigo do grupo, ajudando-os o máximo que seu câncer permite.

Sons-of-Anarchy-Chief-Unser

Outros personagens

Além desses descritos acima, a série conta com diversos outros personagens que tiveram sua importância na história. Queria poder citar todos, mas a matéria ficaria maior do que já está. Desdes sidekicks podemos citar o Grim Bastards MC, que ajuda o SOA sempre que eles precisam de uma ajuda. Não podemos esquecer do Nero Padilla, dono do Diosa, que entra em parceria com Jax para manter seu negócio de ~prostituição legítimo~, do Barosky, policial corrupto de Oakland, que cuida dos negócios “legítimos” do MC por lá, o Diosa Del Sur. O mais incrível nesse personagem é o fato do ator ser o Peter Weller, SIM, O ROBOCOP! É nessas horas que você perde a esperança… Até o robocop virou corrupto. Além desses, não podemos nos esquecer da  Agente Stahl, da ATF,  que perturbou a vida de todos os integrantes do MC por muito tempo até que… Bom, isso já é spoiler. :)  E do Deputy Chief Hale, que tentou derrubar o MC a todo custo.

Sons-of-Anarchy-thumb-653x218-30562

Se você leu até aqui significa que a série te interessou, então, vamos ao fatos. Como dito na primeira linha, a série se encontra na sua 7ª e última temporada e está em exibição pela FX. A Netflix tem até a 4ª temporada completa, ainda sem previsão de chegar a 5ª,6ª e 7ª temporadas. Se você preferir, pode dirigir-se até a locadora do Paulo Coelho e baixar todas as temporadas lá. Como considerações finais, eu gostaria de acrescentar que a série é foda e vale muito ser assistida! Se você curte uma boa trama com motos e balas, essa série, definitivamente, vai fazer você pirar!

Aproveite e siga o Vambebe no Facebook, no Twitter e também no Google+.

Anúncios

Não poupe comentários. Fale bem ou fale mal, mostre a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s