[Atualizado] NOSTALGIA: FOX PODE ACABAR COM O CANAL

Como um consumidor e também um criador de conteúdo para a web, não poderia me abster e deixar de falar desse assunto. O “Canal Nostalgia” tem passado maus bocados nesses últimos dias e pode deixar de existir por problemas com direitos autorais.

nostalgia

Para quem ainda não conhece, o “Canal Nostalgia” produz conteúdo com o intuito de relembrar antigos programas, desenhos, filmes e afins, que fizeram sucesso no passado, mais precisamente nos anos 90. O apresentador e dono do canal, Felipe Castanhari, apresenta curiosidades sobre o tema em questão e para isso, ele faz uso de algumas imagens ou trechos de obras de terceiros para ilustrar os comentários. O grande problema desse tipo de coisa, é que por usar esses pequenos trechos de obras que não são de autoria dele, a atitude é considerada ilegal segundo a lei de direitos autorais americana (ao qual o Youtube deve respeitar).

Tendo isso em mente, a FOX (detentora dos direitos comerciais do seriado “Os Simpsons”) denunciou o Nostalgia por fazer uso de cenas do desenho para ilustrar os comentários do vídeo “Nostalgia – Simpsons”. O canal já havia sofrido uma denúncia anteriormente, após esse ocorrido sofreu a segunda e o vídeo em questão foi retirado do ar. A equipe do Nostalgia editou o vídeo retirando os trechos que excediam o limite de 15 segundos, tempo permitido segundo as antigas normas do Youtube, e voltou a publicar o vídeo.

Esse novo vídeo também foi denunciado pela FOX e como o canal já possuía outras duas denúncias no mesmo estilo, o Youtube anunciou que o canal será deletado dentro de poucos dias, ao menos que alguma das denúncias seja retirada. O próprio Felipe Castanhari fez um vídeo comentando sobre o ocorrido:

Cauê Moura, Jovem Nerd, Izzy Nobre, Marcos Castro, Rafinha Bastos, e outros produtores tão importantes quanto, também demonstraram apoio ao Nostalgia, já que esse problema não afeta apenas esse canal, mas sim toda a comunidade que trabalha produzindo conteúdo para o Youtube. Veja abaixo alguns dos vídeos que abordaram o assunto:

Como o próprio Felipe deixou claro no vídeo, ainda existem chances do canal voltar a ativa, mas se o pior acontecer, um canal de “emergência” já foi criado. Espero que a Century Fox entenda que o trabalho realizado pelo pessoal do Nostalgia se restringe exclusivamente a comentar os programas deles, o que, aos olhos de qualquer diretor, de qualquer empresa, se resumiria apenas a publicidade gratuita.

É curioso como até o Vambebe que é um blog muito pequeno, já recebeu um strike da FOX

[Atualizado] Dado os sete dias de prazo para que o Canal Nostalgia fosse deletado, Felipe Castanhari liberou um novo vídeo onde revelou que a FOX ainda não retirou seu strike. Entretanto, para a felicidade de todos que acompanham seus vídeos, o canal não será deletado, já que a Warner retirou o strike que havia dado em um outro vídeo (o primeiro dos três). Confira:

Inspirado em uma matéria do Operários da Web

Aproveite e siga o Vambebe no Facebook, no Twitter e também no Google+.

Anúncios

Não poupe comentários. Fale bem ou fale mal, mostre a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s