ELYSIUM: DIRETOR E PRODUTORA SÃO ACUSADOS DE PLÁGIO

O longa do diretor Neill Blomkamp, está sendo acusado de plágio.

Elysium

O  roteirista Steve Wilson Briggs está processando o diretor Neil Blomkamp, a Sony Pictures e o resto do mundo, por violação dos direitos autorais. Segundo o site TheWrap, Briggs entrou com o processo na terça-feira (8), na Califórnia. Os produtores não quiseram comentar o assunto.

Briggs diz que “Elysium” tem muitas semelhanças com o roteiro escrito por ele intitulado “Butterfly Driver”. Segundo o processo, as similaridades estão na história, no enredo, personagens, configurações inusitadas, temas, conflitos, reviravoltas.

No processo, o escritor ainda diz que os réus tiveram acesso ao seu trabalho e que tentaram disfarçar a infração. Briggs finalizou o roteiro em maio de 2005 e registrou uma versão revisada em dezembro de 2005. Em 2007, ele publicou a história na íntegra no site de roteiros de Kevin Spacey e Dana Brunetti, chamado TriggerStreet.com. O autor afirmou que foi por meio desse site que os réus tiveram acesso ao roteiro. Os caras do TheWrap afirmaram ter lido a história que o roteirista diz ser a original e afirma que, de fato, há muitas similaridades entre os dois roteiros, embora este tipo de acusação seja comum em Hollywood, especialmente no que diz respeito a filmes de grande sucesso.

Como dito anteriormente, isso é mega comum em filmes de sucesso. Todo mundo quer um pedaço do bolo, isso não é novidade. Cabe a justiça americana rever os roteiros e comparar, isso se o processo for levado adiante. Não sei dizer se houve plágio, afinal, não li o texto de Briggs, mas é um pouco suspeito isso ter aparecido, depois que o filme lucrou US$ 272 milhões.

Ainda tá na dúvida se vai ver o filme? Veja nossa Crítica de Elysium

Anúncios

Não poupe comentários. Fale bem ou fale mal, mostre a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s