[Atualizado] HAYAO MIYAZAKI: O MESTRE ESTÁ SE APOSENTANDO

Infelizmente um dos maiores ícones da animação japonesa, o mestre Hayao Miyazaki, criador de obras como “Princesa Mononoke”, “Meu Vizinho Totoro” e “A Viagem de Chihiro”, está pendurando as chuteiras!

hayao-miyazaki_28129

Segundo declarações dadas neste domingo (dia 01) por Hoshino Koji, presidente do Studio Ghibli (estúdio que Miyazaki fundou juntamente com Isao Takahata), o mestre da animação irá se aposentar oficialmente, depois de uma carreira de quatro décadas trabalhando como diretor de animações e mangaká (desenhista de mangás).

Quem conhece os trabalhos e acompanha a carreira de Miyazaki (que é considerado o  Walt Disney japonês), lembra que a ideia de aposentadoria não é algo novo para ele, que já tentou se aposentar outras vezes. Tudo indica que o próprio Miyazaki irá se pronunciar sobre o tema na próxima semana, em uma coletiva de imprensa que será realizada no Japão.Hayao-Miyazaki

Aos 72 anos, Miyazaki começou sua carreira na década de 60 e desde então seus trabalhos mais famosos internacionalmente ajudaram a transforma-lo em uma referência fora do Japão. Seu filme mais famoso é “A Viagem de Chihiro”, que ganhou o Oscar de melhor filme de animação, sendo o primeiro filme japonês a levar a estatueta.

O anúncio da aposentadoria de Miyazaki, foi feito na sala de conferências do Festival de Veneza. Onde seu filme mais recente está em competição. “Kaze Tachinu” (“The Wind Rises”) conta a história fictícia de um designer de aviões de guerra e é um dos 20 filmes que concorrem ao prêmio Leão de Ouro no festival.

[Atualizado]

Hayao Miyazaki confirmou nesta sexta-feira (dia 6) que realmente não voltará a dirigir filmes, mas que deseja continuar trabalhando por pelo menos mais 10 anos.

Em entrevista Miyazaki revelou:

“Gostaria de trabalhar por mais 10 anos, mas acredito que os longas-metragens não são mais o meu trabalho”

“Serei um homem livre. No entanto, enquanto puder dirigir meu carro até o estúdio, farei isto. O que quiser fazer, eu farei”

A entrevista coletiva de Miyazaki, que fala pouco em público, reuniu mais de 600 jornalistas em Tóquio.

“Kaze Tachinu precisou de cinco anos. Se eu pensasse em outro filme, precisaria de mais seis ou sete anos. Vou completar 73 anos e teria 80 ao terminar”

Quem ainda não teve o prazer de assistir ao menos uma animação de Hayao Miyazaki, não deve perder mais tempo!

Anúncios

Uma resposta para “[Atualizado] HAYAO MIYAZAKI: O MESTRE ESTÁ SE APOSENTANDO

Não poupe comentários. Fale bem ou fale mal, mostre a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s