PS3: DEVIDO A REDUÇÃO DE PREÇO, CONSOLE DESBANCA XBOX 360

O PlayStation 3 agora é fabricado no Brasil, mas o que isso significa na prática? E, além de nós, usuários, como isso beneficia a Sony?

Ps3_logo

Com a fabricação do PlayStation 3  no Brasil, isso significa que seu preço diminui, ou seja, os gastos que as grandes lojas tinham como: importação e impostos, são relativamente diminuídos. Além do que, com a fabricação nacional, as peças são achadas com mais facilidade e futuros consertos não saem tão caro. Ok, mas como isso beneficia a SonyBom, com o preço mais em conta, eles vendem mais, logo, isso gera receita pra eles.

E sim, o fato do preço estar mais em conta atrai os futuros clientes da companhia. Foi preciso apenas um mês: com a redução de 40% no preço, em função da montagem em terras nacionais, o PlayStation 3 reverteu o quadro e voltou a ser o videogame mais vendido no Brasil, deixando para trás seu principal concorrente, o Xbox 360.

Se o preço de R$ 1.099, à primeira vista, não caiu nas graças de boa parte do público e da crítica, nas prateleiras (reais ou virtuais) a história é diferente: a UZ Games registrou um aumento de 40% nas vendas. “A procura (pelo PS3) aumentou desde a redução de preço e segue em alta”, diz Marcos Khalil, proprietário da rede, onde atualmente o PlayStation 3 bate o Xbox 360 em uma proporção de 3 por um.“A impressão que se tem é que, com a queda no preço, o PS3 voltou a ser a marca preferida do consumidor, como acontecia na época do PlayStation 2”, diz Fernando Santana, responsável pela comunicação da FNAC Brasil.

PS3190902

Com tal performance é de se esperar que o PlayStation 3 recupere participação de mercado. Hoje o Xbox 360 domina 65% do mercado local de videogames, de acordo com dados divulgados pelo GfK. A empresa de consultoria ainda ainda não concluiu a apuração do mês de maio.Vale destacar que, tal como o Xbox 360 no início, o PlayStation 3 é montado, e não necessariamente fabricado, no Brasil: as peças vêm do exterior e são montadas na Zona Franca de Manaus. O processo, porém, já é suficiente para garantir isenções fiscais que permitem um preço mais camarada em relação ao console.

Ainda que o preço tenha baixado, tenho um “disclaimer” para fazer. Os preços caíram? Sim, eles caíram, mas 1.099 ainda continua um valor alto para um console, especialmente quando seu sucessor já está quase nas lojas. Sem querer entrar no mérito de Sony Vs. Microsoftpois não vejo como isso terminaria bem, vale lembrar que o preço do Xbox 360 também não é baixo. Então, eu acho que deveria ter uma redução ainda maior, pois o preço de consoles vem crescendo absurdamente, não levando em conta o cenário econômico atual do Brasil, no qual, grande parte da população não tem condição de desembolsar 1.000 ~1.100 reais em um único aparelho.

Anúncios

Não poupe comentários. Fale bem ou fale mal, mostre a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s