INJUSTICE – GODS AMONG US: GUILHERME BRIGGS FALA SOBRE A DUBLAGEM DO JOGO.

Em entrevista ao site do G1, o famoso dublador que faz a voz de Superman há 16 anos, Guilherme Briggs, diz que “Injustice” foi o primeiro game grande em que ele trabalhou e que ter trabalhado no jogo com colegas que ele atuou nos desenhos e filmes, para ele, foi “uma reunião de família”.

Guilherme-briggs

Briggs conta que há diferenças em dublar um filme ou um desenho animado e um game. Segundo ele, muitas vezes, no game, as falas são gravadas sem imagens, apenas com um texto.

“Temos o áudio original e o diretor nos orienta sobre o que acontece na cena para que o resultado não seja uma fala mecânica. O grande problema de se dublar um game é não deixar as falas ‘mecânicas’, americanizadas e artificiais. Tem que demonstrar realidade e aí o trabalho do ator é fundamental. A dublagem não é diferente de uma atuação.”

Em um jogo, ele comenta que as falas serão repetidas muitas vezes, a cada vez que ele for jogado, e que ter um trabalho bom é fundamental.

“Tem que ter muito cuidado ao dublar um game por conta disso”.

“Você pode ficar gravando uma fala atrás de outra e gravar reações [gritos de dor, por exemplo] e isso chega uma hora que cansa. Em jogos podemos gravar 2 mil arquivos [de áudio]. Em um filme, interagimos com outros atores e tem que ter um ‘timming’. No jogo é tudo mais rápido. Tem que fazer com calma, tomar uma água, senão você perde a voz”.

Injustice-Gods-Among-Us

“Quando publiquei no Facebook que dublaria o Superman no jogo, teve gente que disse que estava chorando de emoção. Somos babás eletrônicas. Tem gente que assiste ao Superman há anos e reconhece o trabalho. Esse reconhecimento é muito legal.”

Briggs ainda conta que gosta muito de games e que ainda não teve chance de jogar “Injustice”, mas que pelo que leu e viu do game, ele achou bom.

“Tem um bom modo História que mescla com lutas e você nem sente esta transição. Soube mais ou menos o que acontece na história por conta de ter dublado o Superman. Quero jogar.”

Briggs afirmou que embora nos últimos anos tenha aumentado a quantidade de jogos dublados no Brasil, a qualidade destes trabalhos muitas vezes deixa a desejar. Segundo ele, a empresa que produz o jogo quer gastar pouco com a dublagem e contrata profissionais sem experiência e coloca um prazo apertado.

“O profissional só pensa em dinheiro e aceita fazer um trabalho que levaria meses em poucas semanas ou até dias. O resultado é uma dublagem mecânica, como uma pessoa lendo um texto. E isso não pode. No game, a fala será usada muitas vezes e um resultado de baixa qualidade compromete o jogo lançado no país. A empresa tem que contratar dubladores profissionais com experiência para o game tenha uma dublagem de qualidade.”

Entre os games lançados no Brasil que são traduzidos, “Injustice” tem uma das melhores dublagens, segundo avaliação do G1.

“Quem sabe ‘Injustice’ se torna um divisor de águas destes jogos dublados?”

Pergunta Briggs.

Briggs é muito conhecido por sua simpatia e reconhecido pelos seus trabalhos, sendo ele o dublador de vários personagens famosos como o Buzz Lightyear, dos filmes “Toy Story”, do Bane o vilão de , “Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, Spock no filme “Star Trek” do diretor J.J. Abrams, o personagem Freakzoid do desenho de mesmo nome e muitos outros.

guilherme-briggs 1

“Injustice: Gods Among Us” foi lançado no Brasil na quarta-feira (17) com versões para PlayStation 3 e Xbox 360. O game é dublado em português e é vendido por R$ 200 no país.

Tive o prazer de conhecer o Gilherme Briggs pessoalmente e encontra-lo até mais de uma vez, uma simpatia de pessoa! Gosto de ouvi-lo em filmes, desenhos, podcasts e agora em jogos. Seu trabalho é sempre muito bom!

Espero que continuem saindo mais e mais jogos dublados ou mesmo com legendas em português (Brasil) é bem divertido!

Anúncios

Não poupe comentários. Fale bem ou fale mal, mostre a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s